segunda-feira, 24 de maio de 2010

Perfil do ATP que trabalha nas escolas (I)


Com o objetivo de traçar o perfil do Assistente Técnico-Pedagógico de Santa Catarina, que trabalha nas escolas públicas estaduais foi aplicado um questionário. Os dados obtidos revelam algumas características desse profissional da educação:
1. Quanto à graduação: 55% são formados em Pedagogia; 23,5% são formados em Letras e 21,5% são formados nas demais áreas do conhecimento.
2. 97,7% já possuem Pós-Graduação.
3. 95,5% já exerciam o magistério ao assumirem a função de ATP.
4. 44% continuam atuando como professores em sala de aula.

Um fato bastante conflitante com relação a este cargo, relativamente novo nas escolas estaduais, diz respeito às funções. Como este cargo foi inicialmente criado para atuar nas Secretarias de Educação e Gerências, havia uma relação com 08 funções atribuídas ao cargo. Mais tarde, quando estendeu-se a lotação do ATP para as escolas, a relação de funções teve alguns itens acrescentados,totalizando 20 funções.
A grande maioria dos ATPs, para não dizer todos, chegou às escolas sem nenhum tipo de orientação, de qual seria o seu papel dentro da escola. Baseado na relação que continha as 20 funções, o ATP começou a desenvolver as atividades das quais ele achava que estariam relacionadas com o seu cargo. Assim, o ATP foi conquistando o seu espaço no âmbito escolar.
(Continua...)

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