terça-feira, 18 de maio de 2010

Quem Somos Nós?

ASSISTENTE TÉCNICO- PEDAGÓGICO
O cargo para Assistente Técnico-Pedagógico, em SC, foi criado através da Lei 1.139 de 28 de outubro de 1992 para trabalhar nos setores da administração da Secretaria de Educação. Em 10 de março de 2005, através da Lei Complementar 288, ficou determinado que o Assistente Técnico-Pedagógico poderia ter lotação em escolas da rede pública estadual.
Em agosto de 2005, houve o primeiro concurso para Assistente Técnico-Pedagógico para atuar nas escolas públicas de SC. Há de se destacar aqui, que em 2001 houve um concurso para ATP, porém para atuar nos órgãos centrais, como nas Gereds. No entanto, alguns profissionais, remanescentes deste concurso, acabaram tendo sua lotação em escolas.
A primeira chamada do concurso de 2005 aconteceu no final do ano e os profissionais assumiram em fevereiro de 2006.
Chegando às escolas, estes profissionais, que receberam pouca ou nenhuma orientação, buscaram conquistar o seu espaço. Como o próprio nome diz, o Assistente Técnico-Pedagógico deve atuar nas questões relativas ao PEDAGÓGICO da escola.
Todos sabem que o ALUNO é a razão de ser de uma escola e todos os profissionais da educação devem trabalhar para que o aluno obtenha o sucesso escolar. Por isso é necessário que as atividades pedagógicas estejam muito bem planejadas, articuladas e coordenadas. Daí a importância do trabalho desenvolvido por estes profissionais.
Aos poucos, o Assistente Técnico-Pedagógico vem construindo sua identidade profissional, mostrando que as atividades pedagógicas devem ser mais valorizadas e reconhecidas dentro do processo educacional.

15 comentários:

  1. Agradeço de coração a amiga de Taió, que deve ser a Sandra pela descrição do e-mail que recebi da Colega Silvia, pela disponibilidade e despreendimento para criar e alimentar esse blog, que está muito bem organizado e muito bem feito.
    Abraços ATPs

    Lizete

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal sua criação, pois assim teremos oportunidade de trocar idéias, compartilhar nossas angústias, aflições, alegrias e desejos.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. É isso aí Colegas! O primeiro passo foi dado. O blog foi criado. Contamos com a colaboração de todos enviando sugestões e artigos para serem publicados.

    ResponderExcluir
  5. Ótima iniciativa...espaço importante para nossa organização...Seguimos na luta!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. É isso ai colegas, precisavamos nos unirmos para lutarmos por condições melhores, bons salários e um espaço para divulgarmos nossos trabalhos.
    Bjus.
    Josi Bizotto

    ResponderExcluir
  7. Que maravilha! É bom sabermos que temos pessoas capazes e com tempo para fazer este meio de comunicação e interação! Jóia! Agora é agilizar para melhorar sempre!
    Eliana Andrea Backes ATP Camboriú.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo blog. É o espaço que estavamos precisando para nos comunicar.Valdirene de Oliveira Cardoso ATP Sombrio.

    ResponderExcluir
  9. ...que bela idéia esse blog.... as colegas que o idealizaram estão de parabéns... precisamos nos organizar e certamente esse é o primeiro passo...

    ResponderExcluir
  10. Parabens pelo blog,agora vamos nos unir para lutarmos por nossos direitos.
    Joelsa de Carvalho ATP

    ResponderExcluir
  11. Estamos conquistando nosso espaço, nesta nova profissão em SC, por isso temos que nos organizar desta maneira publicamente e sempre!
    Sissa Moroso - ATP Criciúma

    ResponderExcluir
  12. Ola,
    gostei de saber q os ATPs, estao organizados neste estado,
    desejo boas lutas e melhores conquistas,
    pois já é tempo de se reconhecer e valorizar tais profissionais q considero importantissimos
    na educaçao. Ines Fortes.

    ResponderExcluir
  13. Alguem tem a lista dos aprovados do concurso de 2001???? Precisavamos com urgência.

    ResponderExcluir
  14. Alguem tem a lista dos aprovados do concurso de 2001???? Precisavamos com urgência.

    ResponderExcluir